A gigantesca cidade de Campinas ostentou raízes agrárias até meados da década de 1938, quando então um plano de reestruturação do município recebeu um planejamento urbano intenso. A partir desse projeto, surgiu a construção de um grande parque industrial. Em busca de emprego, muitos habitantes de outras regiões do estado de São Paulo, do país e do mundo se dirigiram para Campinas, que se viu em meio a uma ascendente concentração demográfica urbana. A mão de obra farta era o que a cidade precisava para começar a se desenvolver em todas as direções.
Com pouco mais de 1 milhão e meio de habitantes, a Cidade de Campinas é a segunda cidade do estado de São Paulo em relevância econômica, o mais rico do Brasil. Localizada dentro de um importante polo industrial e tecnológico, o município, além de possuir a Unicamp – atualmente, a 5ª melhor universidade do país – abriga institutos ilustres de pesquisa avançada como o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e o Instituto Eldorado. Enquanto o primeiro gere um importante Laboratório de Nanotecnologia e detém o único Laboratório de Luz Síncrotron da América Latina, o segundo, recentemente, inaugurou um Centro de Capacitação Profissional Apple, em parceria com a companhia estadunidense.
Embora não tenha a dimensão e diversidade da noite paulistana, a cidade tem o privilégio de contar com bares consagrados como o Bar do Zé. Situado no distrito de Barão Geraldo, o bar é um reduto do público indie-rock alternativo campineiro e se mantém fiel ao seu público. Focada em outra vertente musical, a Casa São Jorge proporciona o melhor do samba. Já o Empório do Nono, também presente em Barão Geraldo, presta uma homenagem ao estilo boêmio carioca. Além de bares, Campinas ainda tem o Centro de Convivência Cultural. Além de um teatro homônimo, o local recebe uma feira semanal com o mais variados artigos de artesanato. O município também contém o MIS (Museu da Imagem e do Som), que narra a história do audiovisual através de fotos e equipamentos antigos, exibe exposições de fotografia e sessões de cinema – com direito a debate após a reprodução dos filmes – totalmente gratuitas.