A praia com ar de cidade interiorana. Não podemos mentir para vocês: Capão da Canoa não é igual uma praia do Nordeste, carioca ou, até mesmo, da vizinha Santa Catarina. Capão da Canoa é uma praia gaúcha. E, tal qual a cultura do estado, ela é única, por assim dizer. Mas por que podemos classificá-la assim? Por alguns motivos; entre eles, o ar de cidade interiorana em que todos se conhecem.
Óbvio que, como uma boa parte das cidades, Capão cresceu e perdeu um pouco daquela essência simpática de local pequeno. Mas isso não é ruim, afinal de contas. Com o crescimento e o passar dos anos, ela adquiriu cada vez mais infraestrutura e opções de lazer. Além, é claro, da tradicional faixa de areia e o mar. Que coisa boa, hein? Morar em um local que transborda tradição - como o senhor que passa todas as tardes vendendo pão caseiro - misturada a modernização e praia. Uma bela equação, sem sombra de dúvidas.
Capão da Canoa que oferece uma infinidade de parques aquáticos, o tradicional camelódromo, clássicas pastelarias - e sorveterias - além do Mini-Golf. Tudo isso, no centro. Nada distante de qualquer ponto em que você esteja localizado. Além disso, tem rápido acesso a outras praias. Entre elas: Xangri-lá, Atlântida e Curumim.
Ela não é tão badalada quanto as outras praias do país, mas, com certeza, fica guardada em sua mente. Muita coisa mudou, mas uma coisa jamais sairá de lá: o ar de famílias e mais famílias que se programavam o ano inteiro para veranear. Morar lá é como relembrar a infância. Ar de férias. Agora, misturado com as lembranças que fazem a vida ser mais leve dentro de um cotidiano cada vez mais corrido.