Várzea Paulista é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, na região conhecida como Aglomeração Urbana de Jundiaí, local em que estão localizados outros municípios que ser formaram durante o crescimento do município de Jundiaí.
Por muitos anos, o município de Várzea Paulista foi considerado uma "cidade dormitório", como muitas outras da região, devido à alta concentração de pessoas que, mesmo morando na região, trabalhavam nas grandes indústrias que se localizam na cidade de Jundiaí.
Hoje, por meio dos incentivos do Governo Federal, Várzea Paulista abriga diversas indústrias, que geram milhares de vagas de emprego, tornando o município um dos maiores geradores de empregos de toda a região.
Outra característica que torna o município de Várzea Paulista muito conhecido é o título de "Cidade das Orquídeas", que foi concedido ao município, pois nele se encontra um dos maiores orquidários da América Latina, além de diversos outros orquidários menores espalhados pelo município. No município também é realizado anualmente o evento conhecido como Orquivárzea, que é uma das maiores exposições de orquídeas do Brasil, atraindo milhares de visitantes de diversas partes do país.
O município de Várzea Paulista conta com uma completa estrutura para atender a população, com serviços públicos como escolas, hospitais e delegacias. Além disso, o município é cortado por importantes rodovias, que permitem fácil acesso aos municípios vizinhos como Campinas e também a capital paulista.
A população do município gira em torno de 105 mil habitantes, sendo os bairros próximos ao centro industrial os mais populosos e valorizados. Porém, se considerados os habitantes de toda a região de Jundiaí, a população ultrapassa os 400 mil habitantes.
Próximo a Várzea Paulista está localizado o Aeroporto de Jundiaí (07 km), que atende aos habitantes e empresas da região, com voos partindo diariamente. Mas também existem alternativas, como os aeroportos de São Paulo (localizado a 52 km) e o Aeroporto de Campinas (localizado a 65 km), além do transporte rodoviário e ferroviário.