São Leopoldo é um município brasileiro situado no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na região metropolitana de sua capital, Porto Alegre. É considerado o berço da colônia alemã, por ter abrigado os primeiros alemães a chegarem ao Brasil, exatamente no dia 25 de julho de 1824. Desde então, esse dia tornou-se feriado municipal em homenagem aos seus imigrantes europeus, ficando considerado como o dia em que a cidade foi fundada.
A economia gaúcha tem como pilar os setores de comércios, industrial e de serviços, com diversas líderes empresariais mundiais estabelecidas no local; A Ensinger e a Stihl são duas delas. Os alemães inclusive, contribuiram plenamente para o desenvolvimento e expansão econômica da região, através da implantação de indústrias, da agricultura e do artesanato.
O centro comercial da cidade é ativo tanto durante o dia, quanto à noite, pois pelo fato de ser tida como cidade universitária, graças a famosa universidade do Vale do Rio dos Sinos, é também conhecida por suas atrações noturnas e clubes. Sem esquecer do evento anual que atrai milhares de turistas, a São Leopoldo Fest, com espetáculos, bandas famosas e oficinas.
Sua arquitetura é bastante influenciada pelo estilo europeu, muitas construídas pelos imigrantes, bem como a sua infraestrutura, que a coloca entre as melhores cidades brasileiras a se viver. Outro ponto interessante a descatar, é o fato da cidade ser referência brasileira na luta pela preservação do meio ambiente, repleta de diversas atividades educacionais que tratam dessa questão.
Os pontos turísticos mais escolhidos são: o Barco Martin Pescador, a Casa Matriz de Diaconisas, cercada por uma bela paisagem geográfica natural, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Monumento ao Centenário da Imigração Alemã, a Praça 20 de Setembro, o Museu do Trem, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, entre outros atrativos.