A turística e italiana Santa Maria. Situada a cerca de 397 km da capital Porto Alegre, a cidade de Santa Maria mantém preservados os traços de sua colonização italiana. Dessa forma, toda a cultura herdada do povo europeu está expressa em todos os cantos. Na verdade, Santa Maria não está sozinha, pois faz parte de um roteiro turístico elaborado juntamente com outras cidades vizinhas. Todas detêm características similares. Durante o tour por Santa Maria, os visitantes terão o prazer de conhecer cantinas e edificações típicas da arquitetura italiana, sempre envoltos por muito verde. Há, inclusive, um trecho da cidade resguardado para a prática do rapel, voo livre e trekking. Essa é a região denominada “Quarta Colônia”.
Na parte central do acolhedor município, um dos melhores programas é passear pelo Calçadão Salvador Isaia, que reúne boa parcela dos comerciantes locais. Muitas pessoas vão apenas para efetuar compras, mas também é o lugar ideal para conhecer os bares e apreciar algumas cervejas ou até mesmo um chimarrão, bem tradicional em qualquer ponto do Rio Grande do Sul. É também na mesma região que está localizada a Praça Saldanho Marinho e o Teatro Treze de Maio, que data de 1889.
Ainda no centro, Santa Maria apresenta todo o legado da arquitetura italiana sacra, seja na Catedral Diocesana, que exibe obras do também italiano Aldo Locatelli, seja na Basílica Medianeira, que por sua vez é constituída por vitrais montados há mais de um século. Já a Igreja de Confissão Luterana homenageia os protestantes e tem como atrativo seus sinos, legitimamente, alemães. Pautando mais o lado histórico, o Museu Histórico e Cultural Vicente Palloti abriga um incrível acervo de mineralogia, zoologia, arqueologia e paleontologia com, aproximadamente, 40.000 relíquias expostas. Continuando o curso histórico, o singular Museu Educativo Gama d'Eça e Victor Bersani conta com dezenas de moedas oriundas de períodos antigos, como os Impérios Bizantino e Romano, além de alguns fósseis e animais empalhados.