Olinda é o município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na Região Metropolitana recifense à mais ou menos 6km da capital do estado, no norte do país. Já foi considerada uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil e declarada Patrimônio Histórico pela ONU nos ramos educacional, científico e cultural e carrega esse título até hoje.
Olinda conta com uma população que pasas dos 300 mil habitantes e faz fronteira com a capital, Recife, e Paulista. A cidade tem uma bagagem cultural impressionante, com tipicidades em sua culinária, sotaque, ritmos musicais e festas regionais. Sua arquitetura é uma das mais antigas e preservadas do Brasi, com estruturas arquitetônicas partindo do século XVI até XIX, incluindo a Basílica de São Bento, fundada em meados de 1580.
A economia do local tem como base o comércio e o turismo. Recebe muitos turistas anualmente, muitos dos quais direcionam-se à sua cidade vizinha, Recife, a mais importante e capital de Pernambuco.
Em época de carnaval, brilha com as manifestações carnavalescas do famoso Carnaval de Olinda, ao som dos ritmos regionais mais diversos, como o maracatu e o frevo. A atração conta também com os famosos "bonecos gigantes", que possuem pernas e braços longos e cabeça avantajada, além das manifestações carnavalescas, como os blocos, que apresentam seus diferentes temas e músicas.
Caso esteja pensando em aterrissar na cidade, o clima tropical não vai deixar a desejar, bem como os inúmeros pontos de visitação disponíveis, como praias, o Sítio Histórico de Olinda, que apresenta desde feiras de comida, bebida e artesanato e é cercado por bares e restaurantes que servem delícias típicas da gastronomia pernambucana.
A peculiaridade e riqueza cultural da região são únicas e vale muito a pena tirar um tempinho para conhecer o lugar e se encantar com as tipicidades do local.