Novo Harburgo é um município brasileiro localizado no Vale dos Sinos, à 40km de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Possui um grande número de descendentes europeus, principalmente alemães. Os primeiro movimento imigratório alemão a se instalar em São Leopoldo, chegou ao Brasil por volta de 1820 e pouco a pouco foi constituindo colônias, que foram essenciais para o crescimento e o desenvolvimento econômico de toda a região. Daí vem o nome Novo Hamburgo, referente à cidade alemã Hamburgo, que se encontra no norte da Alemanha.
A cidade é famosa por ter sua economia com base na indústria de calçados, o que estimulou naturalmente indústrias químicas e metalúrgicas a se estabelecerem por todo o local. A popularidade no ramo de calçados, é exposta ao público atráves da Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro, realizada anualmente na cidade com o intúito de obter maior divulgação da cidade e de sua arte nacional e internacionalmente.
Possui também uma lista bem grande de indústrias nas quais se apoia para a sua expensão economica. A indústria de cosméticos, eletrodomésticos, móveis, de alimentos e especialmente a de farmácia, visto que a Alemanha é um dos países pioneiros em medicina e farmacêutica. Além disso, Novo Hamburgo conta com diversas transportadoras, exportadoras e importantes bancos.
A cidade é bastante exótica, comparada com outras cidades brasileiras, pelo fato de possuir muitas construções e exemplares de construções que já foram tombadas desde a chegada dos alemães, no estilo arquitetônico europeu. Muito de sua historicidade, tradição e cultura, pode ser encontrado nos diversos pontos turísticos que a cidade oferece, o exemplar do Museu Casa Schmitt-Presser, a Casa Ody, a Igreja dos Reis Magos, a Casa Pittanti, a Basílica São Luís Gonzaga, a Igreja Evangélica Luterana de Ascensão e o Inventário do Patrimônio Cultural, são alguns deles.