O município de Matinhos localiza-se no litoral do Paraná, localizado a cerca de 110Km da capital Curitiba, e cerca de 45Km de Paranaguá, principal porto da região. O acesso entre essas cidades pode ser feito pelas rodovias Gov. Ney Braga, também conhecida como Rod. do Café (BR-277 ) e pela rodovia Elísio Pereira Alvez Filho, mais conhecida como Alexandra-Matinhos (PR-508 ), todas vias pedagiadas, porém bem conservadas e sinalizadas.
Sua população normal é de cerca de 30 mil habitantes, porém na época de alta temporada os balneários da região recebem turistas de todo o Paraná, de outros estados e até de países como Argentina e Paraguai. Nos feriados e fins de semana, recebe grande fluxo dos moradores de Curitiba e região.
O nome Matinhos faz referência à vegetação nativa de restinga, que dominava as praias da região antes do crescimento urbano, que começou a partir das décadas de 1960/70. A região era habitada por índios, que deixaram vestígios arqueológicos nos sambaquis da região. Com a chegada dos colonizadores portugueses, a miscigenação com a população indígena resultou no caboclo, cuja cultura caiçara predominou na região até a metade do século XX, quando começaram a se destacar os balneários turísticos. Hoje Matinhos possui 36 balneários, sendo o principal o balneário de Caiobá.
A economia é praticamente voltada para a pesca e o turismo de alta temporada, mas a cidade conta com boa disponibilidade de serviços. A paisagem é dominada por morros da serra do mar e praias, contendo vários atrativos para visitação turística para quem procura contato com a natureza, como o Parque Estadual do Rio da Onça.