Localizado na microrregião de Osasco, bem próximo à capital paulista, o município de Jandira tem pouco mãos de 110 mil habitantes e apenas 17,5 km². O nome da cidade vem do Tupi-Guarani e tem como significado “abelha melífera”. Nessa região havia muitas e abelhas e carinhosamente as pessoas chamam Jandira de “Favo de Mel”.
O município faz divisa com Barueri, Carapicuíba, Cotia e Itapevi. Para facilitar o deslocamento da população até a capital paulista, a cidade é atendida pelo trem metropolitano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Antes de se emancipar, a Jandira pertencia à cidade de Cotia. A emancipação ocorreu em 28 de fevereiro de 1964, o que faz de Jandira uma jovem cidade. Possui um clima subtropical e tem invernos um pouco secos e frios.
Atualmente a cidade conta com 29 escolas públicas para atender a crianças e jovens de diferentes idades. Tem também um polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e uma faculdade particular, a Faculdade Eça de Queiroz – FACEQ. Para informar a população e os visitantes dos acontecimentos locais, Jandira conta com jornais e rádios do município.
Um belo local para caminhar e desfrutar das belezas naturais da cidade é o Portal Ecológico. Trata-se de um parque, todo revitalizado e que conta com uma bela mata verde e diversas trilhas. Ao fazer uma caminhada ecológica a pessoa pode observar Mico do Tufo branco, Saruê, Serelepe, Jacu, Pica-Pau, Ouriço Cacheiro, Capivara, Aranhas, Jabutis, Repteis, Anfíbios, entre outros lindos animais da fauna nativa, além de uma rica mata e diferentes espécies de plantas existentes nesse belo parque.