A cidade de Itapevi está localizada no estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil. Integrante da microrregião de Osasco, situa-se estrategicamente a 35 quilômetros da capital São Paulo, maior cidade do país. Seus primeiros moradores chegaram na região no ano de 1850 e a oficialização como município deu-se em 1959. A cidade, com cerca de 200 mil habitantes, hoje é integrada a Grande São Paulo e conta com ligação através das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, além de ligação com metrô (Linha 8 - Itapevi-Julio Prestes - CPTM) até a capital paulista.
Sua economia é baseada na indústria, que conta com um parque industrial de atuação diversificada, sendo a segmento farmacêutico um dos destaques. A infraestrutura é bem desenvolvida e a cidade conta com linhas de ônibus, estrutura de saúde com unidades básicas, de saúde da família e pronto-socorro. Está disponível ainda o serviço de atendimento móvel de urgência, o SAMU.
Na educação a cidade conta com 60 escolas municipais, que oferecem desde os serviços de creche até o ensino médio. No ensino superior Itapevi conta com A Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferece cursos à distância nas áreas de pedagogia, administração, gestão pública, entre outros. No esporte e no lazer a cidade oferece 16 núcleos do CIESI - Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi, onde são oferecidas várias modalidades como basquete, futebol, dama, xadrez, judô, ginástica, entre outros. Além disso são mantidos 3 ginásios, um campo municipal de futebol, além de outros campos regionais.
Na infraestrutura básica a cidade vem trabalhando na pavimentação e instalação de redes coletoras nos bairros. O município conta com coleta de lixo e fornecimento de água tratada na maior parte dos bairros. Como reforço oferece caminhões pipa nas regiões onde a rede de fornecimento ainda não está disponível.