A cidade de Colombo fica bem perto da capital paranaense, Curitiba. A maior parte dos seus moradores é descendente de italiano. Ao todo, mais de 200 mil pessoas habitam Colombo. A extração de cal e calcário, além da produção de hortaliças e uvas, movimentam a economia local. A origem italiana unida à boa produção de uvas resultou em saborosos vinhos produzidos pela cidade. É a oitava maior cidade do estado do Paraná e seu PIB está baseado na produção agrícola do município.
A região montanhosa acolhe um clima temperado, com dias muito frios no inverno e muito amenos durante o verão, raramente passando dos 28°C. Banhada pela bacia hidrográfica Ribeira de Iguape e pela Alto Iguaçú, Colombo ainda preserva áreas de imensos pinheirais, vindos da floresta nativa.
A cidade tem vários atrativos turísticos. Um deles é o Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava, que abriga a gruta de Bacaetava. Durante a segunda Guerra Mundial, essa gruta foi uma espécie de esconderijo para os descendentes de italianos que estavam sendo perseguidos. Atualmente ela pertence ao município e a região foi transformada em um belo parque, visando preservar a história local.
Quem vai visitar a cidade, pode desfrutar do “Circuito Italiano de Turismo Rural” e passar pelas vinícolas locais, degustando vinhos saborosos produzidos pelos colombenses. Nesse mesmo trajeto se tem acesso a excelentes restaurantes e pode-se degustar o famoso e apetitoso café colonial. Colombo possui também várias festas locais que atraem pessoas de todo país. Dentre elas destacam-se a Festa da Uva, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa do Vinho e a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio. Há ainda a Cascata do Ribeirão das Onças, Casa da Cultura, Parque Municipal da Uva, Morro da Cruz, Casa Colonial Rural-Brasileira entre outros belos lugares para serem visitados na cidade de Colombo – Pr.