Fundada em 21/04/1960, Brasília é considerada um colosso devido ao caráter de urgência com que foram erigidas suas construções e pela presença marcante das obras do genial arquiteto Oscar Niemeyer, que assina a maior parte dos edifícios. Se não fosse por Niemeyer, certamente, a capita federal não ostentaria a mesma imponência. São dele os Ministérios, o singular Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, dentre outros.
De acordo com o último censo realizado em 2010, Brasília possui pouco mais de 2,5 milhões de habitantes. A área do município corresponde a 5.802 m², o que equivale a uma densidade demográfica de 441,70. O relevo plano da capital do país proporciona vistas inesquecíveis, marcadas por um constante céu de 180º que acompanha moradores locais e visitantes por todos os trajetos. A temperatura média anual é bem moderada, registrando 19º C, em média. Muito arborizada, quase todas as árvores são frutíferas e estão espalhadas por toda a cidade. Os frutos podem ser recolhidos por qualquer morador ou viajante.
Brasília foi o berço de importantes nomes da música nacional como Renato Russo e sua atemporal banda Legião Urbana. Depois do crítico período militar, ambiente que propiciou a criação de letras ácidas e agudas de Russo, a cidade passou a viver dias mais serenos, assim como as típicas e morosas tardes de domingo.
Atualmente, a cidade costuma receber muitos turistas em qualquer época do ano. Um dos pontos mais visitados é o Santuário de Dom Bosco, que por meio de suas arcadas de 18 metros exibe diferentes tonalidades azuis conforme o sol aumenta ou diminui sua intensidade sobre os vitrais. Outro local de destaque é o Jardim Botânico de Brasília, que detém um ecossistema particular, no qual a predominância é o cerrado. São mais de 5.000 hectares de extensão recobertos com as mais variadas espécies de plantas. Para os amantes da natureza ainda há o Parque Olhos D’Água e um belíssimo Zoológico.