Considerada uma das maiores metrópoles brasileiras, a cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, também é considerada uma das melhores cidades para se viver, de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), que avaliou a cidade como a melhor qualidade de vida entre as metrópoles da América Latina.
Hoje, com pouco mais de dois milhões de habitantes, a cidade possui uma estrutura bem distribuída, com várias opções de lazer como praças, parques, museus, estádios de futebol, centros de cultura e também a Lagoa da Pampulha, considerada um dos principais cartões postais da cidade por seu projeto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.
Na área da saúde, Belo Horizonte conta com modernos hospitais públicos, que atendem diariamente casos de urgência e também consultas com médicos de diversas especialidades. Existem também os centros de saúde localizados em cada bairro, além das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que são referência no atendimento de urgência e estão distribuídas em cada regional.
Já na área da educação, a cidade de Belo Horizonte conta com diversas instituições de ensino, públicas e privadas. Além dos diversos colégios municipais, na cidade está localizado o campus da UFMG (Universidade Federal De Minas Gerais), considerada uma das melhores universidades de todo o Brasil.
Como a maioria das grandes metrópoles, Belo Horizonte está subdivida em regiões, que contam com características diferentes. A região central de Belo Horizonte é o principal centro de comércio da cidade. Nela estão localizados a maior parte dos centros de compra da capital, como a tradicional Galeria do Ouvidor e também vários shoppings populares como o Xavantes e o Oiapoque, que atraem a curiosidade dos turistas por sua grande variedade de produtos a preços baixos.
A região sul de Belo Horizonte é uma das mais valorizadas da cidade. É nela que fica localizada a Savassi, um dos bairros mais badalados da cidade e também o preferido dos boêmios. Nessa região os imóveis são muito valorizados, sendo considerado o metro quadrado mais caro do município.
As demais regiões como leste e oeste concentram a maioria dos bairros da cidade, todas contam com acesso fácil ao centro e são atendidas por diversas linhas de ônibus. A região norte de Belo Horizonte é uma das que mais recebem investimentos atualmente, pois é nela que estão localizadas as principais vias de acesso ao Aeroporto Internacional de Confins, localizado em Lagoa Santa, uma das cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, além da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, local em que funcionam as secretarias do Governo do Estado, localizado na Linha Verde, rodovia que liga Confins ao centro de Belo Horizonte.