Araçatuba é uma cidade do interior do estado de São Paulo que tem uma população de 190.536 habitantes. Sua economia se baseia na produção industrial e agropecuária da cidade, que já foi conhecida como cidade do boi gordo. Para garantir que a população local tenha acesso ao ensino superior, Araçatuba tem quatro universidades, sendo três delas particulares e uma estadual. Tem ainda sedes e cursos do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e SESI – Serviço Social da Indústria.
O município conta também com vários hospitais, postos de saúde e pronto atendimento. Além do transporte urbano que como em toda cidade, é formado por ônibus e carros, os moradores da cidade andam muito de bicicleta. Araçatuba tem também um aeroporto chamado de "Dario Guarita", que é considerado o quarto mais movimentado no interior do Estado de São Paulo.
Há vários pontos turísticos como Centro Cultural Ferroviário, que é um prédio tombado que foi erguido na década de 1920; a Casa de Cultura Professor Adelino Brandão; o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, do ano de 1921 e Capela Santo Onofre feita em 1915. Há ainda o Museu do Som, Imagem e Comunicação; Museu de Arte Infantojuvenil; Museu do Siran; Museu Rintaro Takahashi e Museu de Artes Plásticas.
Para passear e se divertir, a cidade tem shopping, um camelódromo muito movimentado, cinema e um grande calçadão, que é local no qual há a maior concentração de comércios e bancos do município de Araçatuba, como o Multi Shop Centro de Compras.