As velas brancas, os coqueiros e o oceano azul que já são cartão postal do Ceará também emprestam sua beleza a Aquiraz, marco da História do Estado por ter sido a primeira vila da Capitania, criada em 1699. Hoje, a apenas 27 Km da capital Fortaleza, é um dos principais polos turísticos da região, atraindo veranistas do mundo inteiro, dos quais muitos deixam-se ficar por suas terras e mares.
As praias de Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Batoque, Barro Preto e Iguape revezam-se na preferência por águas límpidas e mornas, circundando a cidade que ainda mantém bastante de suas raízes e tradições tanto indígenas quanto dos colonizadores europeus.
Arquitetura setecentista em Aquiraz. Na arquitetura, alguns imóveis destacam-se por peculiaridades históricas, como a setecentista Casa do Capitão-Mor ou Casa da Ouvidoria, primeiro núcleo jurídico do Estado. Construído com paredes de pau-a-pique e amarras de couro de boi o edifício é enriquecido por detalhes.
O calendário de festas dura o ano inteiro em Aquiraz. Nas festas, as tradições ganham cores e danças: durante todo o ano encantam as comemorações de São José de Ribamar e de São Sebastião padroeiro e co-padroeiro de Aquiraz, respectivamente, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Dança do Côco e a Feira Metropolitana do Artesanato, são apenas algumas de um calendário festivo que ocupa todos os meses do ano.
Passeios alucinantes e gastronomia de primeira. Na Gastronomia, os frutos do mar – e entre eles a famosa lagosta cearense, é claro – reinam na maioria dos restaurantes, mas nem por isso deixa de haver espaço para as comidas típicas do Nordeste ou para a cozinha internacional.
Seja para quem for passar férias ou procurar um imóvel para se estabelecer, a programação reveza-se entre os balneários e o centro cultural, desde os passeios de bugres às dunas e às praias, por falésias e labirintos de areias coloridas, manguezais e povoados. Aventuras naturais e gastronômicas de tirar o fôlego.