Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade do estado de Goiás. Diante de sua proximidade com a capital, a conurbação, ou seja, a junção das áreas urbanas já se encontra plenamente efetuada nos dias atuais. Com uma população, de acordo com o Censo 2010, na casa dos 500 mil habitantes, o IDH de 0,718 pontos evidencia uma estrutura socioeconômica mediana. Apesar dos grandes desafios impostos, esta cidade possui um setor industrial razoavelmente desenvolvido. Entre as inúmeras fábricas instaladas no seu distrito industrial destacam-se aquelas destinadas o setor alimentício, especialmente os frigoríficos.
A grande vantagem econômica desta cidade em âmbito nacional, é a sua posição estratégica num entroncamento rodoviário que une os estados de Minas Gerais, Goiânia, além do Distrito Federal. Por esta razão, nos últimos anos a grande quantidade de investimentos aplicados no desenvolvimento local já lhe credencia como um município com autonomia econômica em relação à capital, isto é, Goiânia. Inclusive, diante do afluxo de capital, o setor de serviços já manifesta um índice considerável, sobretudo considerando-se o tamanho atual de sua população. No momento, esta cidade passa por grandes transformações socioeconômicas. Sendo assim, gradativamente a sua população passa a receber melhores condições de vida. O maior desafio para que isto ocorra com maior celeridade é a grande quantidade migrantes que se concentram nos bairros periféricos.
Entre as suas principais atrações turísticas, notabilizam-se a culinária com viés caipira e a música sertaneja, exposta em bares e restaurantes. Além disso, Aparecida de Goiânia também é reconhecida pela grande quantidade de boates, bares e cafés. Ou seja, a vida noturna agitada e a boêmia são marcas registradas deste emblemático município. Ao lado disto, é notório o investimento feito na divulgação da cultura local, principalmente pela instalação de inúmeros centros de cultura que reforçam a identidade caipira local nos seus bairros.